DIAS LAGOA AMBIENTAL E PAISAGISMO | Contato: (11) 9-8264-7780
EMAIL: ambiental@diaslagoa.com.br
  • White Facebook Icon

A EMPRESA

DIAS LAGOA AMBIENTAL E PAISAGISMO

tem como objetivo oferecer soluções na área ambiental e paisagística.

Atua desde a etapa de planejamento, através de consultorias e processos ambientais, desenvolvendo projetos de paisagismo, requalificação urbana de áreas públicasprojetos de empreendimentos imobiliários, institucionais, comerciais e residenciais, até a implantação de jardins econservação de áreas verdes.

O escritório foi fundado em 1994, pela Engenheira Agrônoma Helena Lagoa, desde 1998, vem desenvolvendo diversos projetos ​​paisagísticos com a Arquiteta Cássia Dias.

Nos últimos anos, vem atuando na área ambiental, com a elaboração de Laudos Agronômicos, Termos de Compromisso Ambiental, de Ajuste de Conduta e Cadastramento Arbóreo, sob coordenação do sócio Saul Lopes.

É uma empresa competente e diferenciada, em pleno desenvolvimento e crescimento, tendo alcançado um grande marco de sucesso com o

1º Lugar, no Segundo Concurso Nacional de Paisagismo Urbano, promovido pela ANP (Associação Nacional de Paisagismo), em 2010, para revitalização da Praça da Liberdade, em Ipameri/GO.

 

EQUIPE

Helena Lagoa

Graduada em Engenharia Agronômica pela UFLA - Universidade Federal de Lavras/MG em 1990, com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU/USP/SP, na área de Paisagem e Ambiente, em 2008. Tema:

O Parque da Água Branca: o manejo sustentável de uma floresta urbana”. Orientador: 

Dr. Paulo Renato Mesquita Pellegrino.

Foi vice-presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PAISAGISMO (ANP) na gestão 2010-2011 e Diretora de Meio Ambiente da mesma associação, durante o biênio 2008/2009.

Em 2008 foi membro da comissão de interpretação e adaptação da ferramenta LEED

para o mercado brasileiro, junto ao Comitê LEED - Leadership in Energy and Environmental Design do GBC – Brasil – GREEN BUILDING COUNCIL.

Em 2007 cursou o  Programa de Capacitação em Arquitetura Paisagística (Módulo II - Vegetação e Projeto de Plantio) ministrado através da FUPAM – USP - São Paulo | SP, desenvolvido com o apoio da International Federation of Landscape Architects/Western Region - IFLA e da Unesco, na unidade da FAU-USP – da Rua Maranhão – Higienópolis – São Paulo | SP.

Atua na área PAISAGISMO desde 1992, quando iniciou sua trajetória profissional na EXÓTICA AGRO COMERCIAL, onde era responsável pela criação e implantação dos projetos de paisagismo e manutenção de áreas verdes, sob orientação do paisagista SAMUEL JORGE DE MELO.

Desde 1994 é sócia-proprietária da DIAS LAGOA AMBIENTAL E PAISAGISMO LTDA., inicialmente chamada de ART FLORA PAISAGISMO, onde elabora e implanta projetos de paisagismo, bem como reformas e manutenções de jardins. Nos últimos 10 anos, vem atuando na área ambiental com a elaboração de Laudos Agronômicos, Termos de Compromisso Ambiental, de Ajuste de Conduta e Cadastramento Arbóreo.

Paralelamente desenvolveu atividades acadêmicas lecionando no SENAC, UNINOVE, ESCOLA PAULISTA DE PAISAGISMO e ASSOCIAÇÃO PROJETO APRENDIZ - Gilberto Dimenstein. Essa união entre a prática e a teoria deu origem a uma visão mais ampla e multidisciplinar sobre a criação da paisagem.

Saul Lopes

Formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário SENAC, Campus Santo Amaro/SP, em 2015. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso com ênfase em tratamentos de efluentes. Recentemente realizou curso de Aperfeiçoamento em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, ministrado na mesma Universidade.

Iniciou sua trajetória profissional em 2012, realizando trabalho voluntário pela World-Wide Opportunities on Organic Farms, na região de East London - África do Sul, onde desenvolveu trabalhos em fazenda orgânica, produtora de alimentos para famílias carentes da região.

Em 2013, passou a fazer parte da equipe do Escritório de Paisagismo HELENA LAGOA – ART FLORA PAISAGISMO, tornando-se sócio em 2015, época em que a empresa ampliou sua área de atuação para consultorias ambientais, cadastramento arbóreo e projetos de compensação arbórea, adotando o nome DIAS LAGOA AMBIENTAL E PAISAGISMO.

Hoje contribui nos trabalhos de pesquisas da empresa, para desenvolvimento e melhoria de projetos.

Cássia Dias

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP, Pós-graduada Lato Sensu em Espaço e Paisagem pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e com Mestrado em Arquitetura e Construção pela UNICAMP, Campinas/SP, em 2009. Inicia sua trajetória profissional na área de paisagismo em 1992, nos escritórios dos Arquitetos Paisagistas Benedito Abbud, Rosa Grena Kliass e Luciano Fiaschi. A partir de 2004 também inicia sua carreira acadêmica, lecionando no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e no Centro Universitário Belas Artes. Participou do curso de Programa de Capacitação em Arquitetura Paisagística – Módulo II – Vegetação e Projeto de Plantio, FUPAM, São Paulo, SP, desenvolvido com o apoio da International Federation of Landscape Architects/Western Region – IFLA e da Unesco. A fusão entre teoria e prática projetual resulta em uma intervenção mais coerente e abrangente na concepção da Paisagem.